Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de maio de 2015

 

Biblioteca Nacional publica 

fotos antigas super legais!!!

Missa Campal de 17 de maio de 1888. Ao centro, a Princesa Isabel e seu marido, o Conde d'Eu.
        Viagem no tempo

        A Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles, em conjunto com o Ministério da Cultura, estão com uma iniciativa muito legal, para quem gosta de conhecer melhor a História do Brasil através de imagens de época. 
       Trata-se do site brasilianafotografica.bn.br, que reúne milhares de fotos antigas que podem ser pesquisadas por assunto, por autor, por data ou local. Uma verdadeira viagem no tempo, com fotos incríveis que revelam um Brasil muito vivo e em plena "construção", por pessoas comuns como eu e você, ou "gente importante" daqueles tempos. 
       Na foto acima, tirada pelo fotógrafo Antônio Luiz Ferreira, vemos homens negros (alguns deles padres, à esquerda na imagem) participando  da missa celebrada em ação de graças pela Abolição da Escravatura no Brasil, 1888 em São Cristóvão, Rio de Janeiro, em uma espécie de palanque, próximos de autoridades e pessoas famosas daqueles tempos.  
         Essa foto acabou rendendo nos últimos dias artigos em jornais, sites e outras mídias, por que nela aparece ninguém menos que o MAIOR ESCRITOR brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis! Machado era negro e alguns pesquisadores disseram que, devido à sua presença no palanque da Corte Imperial, ele provavelmente teve um papel importante nas campanhas abolicionistas (pelo fim da escravidão) no Brasil, um aspecto da vida do escritor que ainda promete informações novas, pois é pouco conhecido.
         Achou o Machado de Assis? Ele está perto da Princesa... 
       Esperando ainda? Garanta sua viagem no tempo, acessando o site pelo link acima e... Divirta-se aprendendo! BOA VIAGEM!!!
           
    






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Sua participação é MUITO IMPORTANTE!
Em breve ele será publicado, após liberação pelo Editor responsável.
Já estamos esperando sua próxima participação!